Incêndio atinge Cinemateca Brasileira

Incêndio atinge Cinemateca Brasileira

Incêndio atinge Cinemateca Brasileira

Em 03/02/2016 um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, parte do acervo histórico foi atingida, causando um prejuízo incalculável para a história, a Cinemateca Brasileira tem um dos maiores acervos da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Possui também um amplo acervo documental formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Para preservar o seu acervo contra desastres e preservá-lo em ambiente altamente seguro, a Access dispõe de Sala de alta segurança, especialmente projetada em conformidade com os requisitos internacionais para Sala Cofre, provido de toda infraestrutura necessária para guarda de mídias, tais como fitas, microfichas, microfilmes, cartuchos, CD’s, DVD’s, ou quaisquer outros documentos vitais.

O acesso é restrito por meio de identificação por biometria e monitoramento por circuito fechado de TV, 24 h por dia, com câmeras que também gravam no escuro. Possui sistema de gás FM200, sistema de alarme contra invasão, controle interno de temperatura, de umidade e detecção antecipada de fumaça através do sistema VESDA (Very Early Smoke Detection). Garantindo a integridade das informações contra as principais ameaças. Cada mídia recebe um código de barras para a sua identificação e por meio de um leitor digital, o sistema ALL STORE registra sua localização dentro da sala.

Assim como a guarda de documentos, a guarda de mídias também é gerenciada pelo portal ALL STORE, uma ferramenta completa de gestão onde o cliente pode solicitar serviços e obter diversos relatórios on-line, com todos os controles necessários.