A terceirização não é nova, mas está sendo usada de novas maneiras. Veja como

2021 está passando muito rapidamente, já estamos no segundo semestre e estamos executando novas estratégias, lançando novos produtos e formando novas equipes. Como seria bom ter um orçamento maior, mais recursos e mais força profissional, não? Sim, mas, infelizmente, a maior questão hoje para qualquer empresa é “como fazer mais com menos?”. A resposta é simples: por meio da terceirização. 

E as lideranças estão descobrindo como fazer mais com menos e isso não significa tirar água da pedra, mas “como fazer mais com menos… tempo?”. Afinal, o tempo é um recurso escasso e, para retermos mais tempo, precisamos aumentar a velocidade de execução das tarefas.  

Mas será que concluir um projeto em três meses no lugar de seis, ou atingir metas de crescimento em nove meses, no lugar de 12, ou, ainda, lançar um novo produto em seis meses, não em 18, ajuda na carreira de qualquer profissional ou uma empresa a alcançar seus objetivos de negócios? 

É óbvio que para enfrentar um problema, existe a necessidade de se mover rapidamente para resolver, mas líderes estratégicos também aceleram quando as coisas estão indo bem. Uma pergunta que meu CFO costuma fazer é: “como podemos nos mover mais rápido?”. E, mais uma vez, a resposta é: terceirizando. 

Vamos a um exemplo prático para podermos entender melhor. 

Há alguns anos, liderei um contrato de serviços de US$ 2,5 milhões para um cliente do setor bancário. Concluímos o trabalho com sucesso em seis meses. Certa, noite, durante um jantar, o patrocinador executivo comentou que eles haviam analisado a execução do trabalho por conta própria e usando sua própria força de trabalho. Estimaram que levariam dois anos para concluir o projeto a um custo 30% maior. A terceirização foi a escolha natural e ficamos felizes por termos ajudado o cliente a superar suas expectativas. 

Aumentando a distância percorrida

Ao terceirizar tarefas especificas e estratégicas, é possível obter mais inovação e economizar tempo que pode ser usado para outros processos. Além disso, ao buscar o parceiro correto, também é possível traçar um roteiro para o futuro. Os investimentos em tecnologia que aprimoramos ao longo de vários anos geram saltos imediatos na capacidade do serviço que entregamos para o cliente. 

Reduzindo o tempo

O pensamento tradicional diz que não se deve terceirizar sua competência central. Mas, na economia do conhecimento, isso não é totalmente verdadeiro. 

No momento que você se liberta da mentalidade do “faça você mesmo”, percebe que sua principal competência é a montagem, não a fabricação. E isso contribui para reduzir a necessidade de tempo e permite a concentração nas tarefas de maior valor agregado, de forma a contribuir para o crescimento e otimização dos negócios. 

Por exemplo, a Apple não fabrica iPhones e a Boeing não constrói aviões, mas contrata empresas terceirizadas para isso. 

Um provérbio africano já dizia: “se você quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá com outros”.  

Mas… 

Se quiser ir rápido e longe, então terceirize. Pense em suas metas para 2021. O que você pode terceirizar para ir mais longe e reduzir o tempo? Não deixe essa discussão para amanhã, sua carreira e sua empresa agradecem. 

Quando se trata de realizar com mais eficiência o gerenciamento de informações na sua empresa, contar com um parceiro especializado é essencial para agilizar a busca por documentos. Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba como a Access pode te ajudar. 

Entre em contato

A Access cuida das suas informações, independente do formato em que estejam

Sede em São Paulo

Rua do Curtume, 554 – Lapa
CEP: 05065-001
São Paulo / SP

Fone: +55 11 3612-6070

Escolha abaixo um assunto e envie sua mensagem para nós:

  • Solicite um orçamento
  • Trabalhe conosco
  • Seja um fornecedor