Conheça 4 razões por que sua equipe de RH deve estar preparada para as novas tecnologias

Conheça 4 razões por que sua equipe de RH deve estar preparada para as novas tecnologias

Os profissionais de Recursos Humanos atuam como agentes de transformação dentro das empresas, mas a maioria não está pronta para ser um agente da transformação digital, como indica uma pesquisa realizada pela plataforma VAGAS.com. O levantamento apontou que 76% dos entrevistados afirmaram que estavam apenas parcialmente preparados para lidar com as novas tecnologias para o RH.

Além disso, a adoção de novas tecnologias para o RH ainda não faz parte da realidade do setor – mas já estão no planejamento – e 39% já estão capacitando as suas equipes.

Outra pesquisa, realizada pela revista VocêRH, também aponta o grande desafio enfrentados pelas equipes de RH: 92% dos líderes e gestores de RH reconheceram que precisam reestruturar suas organizações para se adequarem à transformação digital e apenas 14% acreditam que suas empresas estão prontas para promover a mudança.

O setor de RH sempre atuou baseado em regras bem definidas, com processos muitas vezes engessados e extremamente burocráticos. Mas não existe mais espaço para modelos antigos de contratação de novos funcionários, assim como de retenção dos já alocados. As novas gerações já chegam ao mercado de trabalho como nativas digitais e buscam não apenas bons salários ou posições. Também querem atuar em empresas que ofereçam uma melhor qualidade de vida e que demonstrem estar preparadas para o futuro.

E quais são as novas habilidades que devem fazer parte das equipes de RH? Quais são as mais inovadoras tecnologias para o RH que estão transformando a maneira de contratar, reter e desenvolver pessoas? Veja porque a sua equipe de RH deve estar preparada para esse novo cenário e comece a capacitar seus colabores ou a buscar novos talentos no mercado.

Armazenamento na nuvem

O departamento de RH é responsável pela coleta e arquivamento de diversas informações e documentos dos funcionários, que devem estar sempre disponíveis. Contar com sistemas de digitalização e gestão de documentos baseados na nuvem permite economizar tempo, espaço e dinheiro. Todos os documentos estão integrados em uma plataforma única, e o sistema oferece funcionalidade de busca baseada em permissões, de forma intuitiva. Tecnologias para o RH de gestão de documentos também garantem a segurança e privacidade dos dados e conformidade com normas locais e globais.

 

Inteligência Artificial

Segundo especialistas da consultoria Senior, a Inteligência Artificial já está sendo aplicada em várias etapas do processo seletivo. As assistentes virtuais tiram dúvidas dos candidatos, substituem o preenchimento de formulários e analisam os milhares ou milhões de currículos. Identificam os mais relevantes, otimizando o trabalho do recrutador, identificando traços de personalidade e humor do candidato. A Inteligência Artificial está tornando o processo mais assertivo e mais ágil, eliminando gargalos que impedem a dedicação do selecionador à escolha do melhor candidato.

Essa mesma tecnologia de Inteligência Artificial irá coletar dados sobre possíveis candidatos em redes sociais e plataformas de recrutamento.

 

Análise de dados

De posse dos dados, em vez de usar planilhas, que demandam muito tempo para a atualização dos dados e extração das informações, soluções de Analytics permitem fazer a análise de dados em tempo real, de forma rápida e segura. Esse é um dos principais diferenciais no uso de tecnologias para o RH, simplificando e agilizando a tomada de decisões.

Além da fase de recrutamento, tecnologias para o RH voltadas para People Analytics – processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento do funcionário – ajudam a identificar padrões que influenciam sua produtividade, nível de engajamento e satisfação. Compreender esses fatores que geram engajamento, entender qual é o perfil para desempenhar determinada atividade e o que as pessoas consideram importantes para proporcionar um excelente clima para trabalhar certamente aumentará a eficácia das ações destinadas ao aumento da produtividade, segundo os especialistas da Senior.

 

Aplicativos geram mais comunicação e engajamento

Além de ferramentas mais especializadas de gestão e de análise de dados, os funcionários do RH devem estar prontos para utilizar aplicativos que facilitem a comunicação dentro e fora do departamento, e que também automatizem processos operacionais que não agregam valor.

A ideia é que aproveitar as tecnologias para o RH para também liberar mais tempo para que a equipe possa aplicar todo o seu conhecimento e experiência de forma mais direcionada e assertiva, ganhando mais inteligência para alinhar as estratégias de gestão de pessoas com as estratégias organizacionais e de negócios.

Se o seu departamento de RH ainda não está apto a aproveitar todas as vantagens do uso de aplicativos que aumentam o engajamento e a comunicação e de tecnologias para o RH e de ferramentas baseadas na nuvem que ajudam na gestão de documentos e na análise do desempenho, será difícil reter os melhores talentos.

Contar com pessoas com competências digitais permite que o “H” esteja de volta ao setor de Recursos Humanos. Sem a necessidade de gastar muito tempo em tarefas burocráticas e manuais, com o uso de tecnologias para o RH os funcionários podem focar em estratégias de engajamento, desenvolvimento e em retenção de talentos. Enfim, podem voltar a pensar nas pessoas, e não somente em arquivos.