Contratos de crédito consignado ganham força

Contratos de crédito consignado ganham força

Diante da crise econômica e juros baixos, contratos de empréstimos consignados crescem 20% e ganham força no mercado

Confira o estudo feito pela Access que mostra o aumento em contratos formalizados por mês.

Aumentou em 20% o número de contratos de crédito consignado no último ano, 40% destes documentos são do Estado de São Paulo. Os dados são de um estudo realizado pela Access, segunda maior empresa do mundo em gestão de documentos e informações, que fornece soluções para formalização de contratos às principais instituições financeiras do país.

Com uma taxa de juros de 3%, uma das mais baixas do mercado, o empréstimo consignado desconta sua prestação diretamente na folha de pagamento ou de benefício previdenciário do contratante, segundo o Banco Central do Brasil. A consignação depende da autorização prévia do cliente à instituição financeira.

O estudo mostra que dos mais de 400.000 contratos formalizados por mês, pela empresa, 90% são concedidos a servidores públicos e aposentados e 67% são de até R$3.000. “Diferente de São Paulo, os Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul registraram queda nos volumes de 2016 em relação à 2015, de 6% e 12% respectivamente” , explica Inon Neves, vice presidente da Access no Brasil.

Alguns especialistas afirmam que os juros mais baixos são decorrentes da garantia que as instituições financeiras têm sobre o pagamento. Por outro lado, mesmo sendo uma alternativa fácil, a modalidade pode causar um grande comprometimento da renda do consumidor. É preciso ter muito cuidado na hora de formalizar esse tipo de serviço em um contrato, para evitar que os contratantes se endividem ainda mais.

Serviços de formalização de contratos evitam irregularidades

A formalização desse tipo de contrato é um dos serviços oferecidos pela Access, que tem como finalidade mitigar riscos nas auditorias sofridas pelos bancos e diminuir inconsistências das operações, bem como aumento da eficiência e melhoria operacional. A companhia executa o processamento de informações relativas a documentos de diversas modalidades de operações de crédito, câmbio e abertura de contas correntes, realizadas por instituições financeiras, respeitando todas as regras internas e exigências legais.

No âmbito empresarial, formalizar contratos físicos e digitais permite a geração de indicadores de negócio e possibilita o acompanhamento do status do SLA em cada fase da esteira de produção, garantindo controle e segurança.

Veja o que a Access pode fazer pela sua empresa

Somos o parceiro ideal para a gestão documental

Solicite um orçamento! Access evoluindo a maneira como o mundo gerencia informações, prestando o melhor serviço