Já ouviu falar em Transformação Digital 2.0? Conheça esse conceito

A digitalização já deixou de ser um termo da moda dentro das empresas, ela já é uma realidade – ou pelo menos faz parte de uma estratégia mais ampla de negócios. Exatamente por isso, em algum momento no futuro próximo, muitas empresas terão alcançado os objetivos que incentivaram a adoção de uma estratégia de transformação digital. E a dúvida é: o que fazer quando isso acontecer? 

Uma coisa é certa, essas empresas devem continuar investindo na inovação para continuar aproveitando dos benefícios que novas tecnologias trazem para os negócios.  E isso implica começar a pensar na transformação digital 2.0, que nada mais é que uma abordagem contínua de análise de novas tecnologias que permitam às empresas a adoção de novos modelos de negócios, novos fluxos de receita e novas maneiras de garantir a sustentabilidade da empresa. 

Esta segunda etapa da transformação digital, obviamente, exigirá o investimento de mais recursos, mas é uma jornada fundamental para se manter relevante em um mundo cada vez mais digital, com lojas sem caixas ou checkout, como a Amazon Go, ou instituições financeiras que buscam na digitalização a entrega de uma experiência superior ao cliente. 

Para a Accenture, as empresas precisam incutir uma “mentalidade digital” em seus funcionários, principalmente os em cargo de liderança, e precisam investir em uma estratégia para a era digital que está cada vez mais próxima, e não apenas ter uma estratégia digital. Isso implica em atrair talentos com as habilidades necessárias para essa realidade, trabalhar com parceiros especializados e até investir em novas estruturas de trabalho e incentivos. 

E, talvez, o momento para a transformação digital 2.0 seja agora. Mas como fazer isso e ter sucesso? Em nossa experiência, cinco práticas são pré-requisitos para uma transformação digital eficaz. 

Gerar alinhamento interno

É essencial obter a adesão de todos dentro da empresa, a começar pelos executivos  – e caminhando em direção a todos os funcionários que irão interagir com os documentos digitalizados. Essa adesão ajuda a garantir o patrocínio financeiro necessário para a jornada. Além disso, manter uma comunicação transparente com os stakeholders permite que as informações corretas sejam entregues no formato certo, melhorando o acesso aos registros para os usuários. 

Entender o contexto de negócios
Antes de investir na digitalização, é preciso compreender o panorama regulatório atual – estadual, nacional e internacional – afinal, diferentes tipos de documentos podem estar sujeitos a regulamentações e critérios que mudam rapidamente em relação à sua retenção e gestão.  Documentos comerciais, financeiros e de RH têm seus próprios requisitos e é preciso ter isso em mente quando pensar em uma estratégia para classificar e organizar os documentos, ao mesmo tempo em que mantém a conformidade. 

Documentar objetivos e critérios para o sucesso

É impossível organizar e executar uma estratégia de transformação digital se os objetivos não estiverem claros. Imagine, então, investir em uma estratégia de transformação digital 2.0 sem ter em mente o que se espera dessa nova fase de transformações. Para saber o caminho, é fundamental conversar com todas as partes interessada para identificar as necessidades e benefícios dessa jornada e, ainda mais importante, se concentrar nas áreas que irão gerar o maior retorno sobre o investimento. 

Identificar recursos de gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma estratégia de transformação digital. Contar com um bom gerente de projetos garante que todos os envolvidos estejam na mesma página e, assim, o escopo do projeto seja definido mais facilmente e que os recursos sejam usados com maior eficiência.  Contar com um gerente de projetos dedicado, no lugar de exigir que um outro funcionário, que já tenha suas tarefas diárias, assuma mais essa função, pode ser a melhor escolha.  Gerenciar o projeto – seu cronograma e orçamento – de forma eficiente é fundamental para seu sucesso e aceitação.  

Começar com um projeto piloto

Não importa se a empresa está em uma jornada de transformação digital 1.0 ou 2.0, um projeto piloto oferece vários benefícios, pois representa uma forma pequena e gerenciável para iniciar um processo de transformação digital. Além  de, também, ser uma ótima maneira de conquistar pequenas vitórias que servem para incentivar toda a empresa. Os aprendizados que resultam de projetos piloto permitem que as equipem possam fazer as adaptações necessárias para que a iniciativa seja implementada em maior escala. 

 A Access tem grande experiência para ajudar sua empresa na implementação de uma jornada de digitalização. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar a dar o próximo passo para embarcar na transformação digital 2.0.

Entre em contato

A Access cuida das suas informações, independente do formato em que estejam

Sede em São Paulo

Rua do Curtume, 554 – Lapa
CEP: 05065-001
São Paulo / SP

Fone: +55 11 3612-6070

Escolha abaixo um assunto e envie sua mensagem para nós:

  • Solicite um orçamento
  • Trabalhe conosco
  • Seja um fornecedor
UNIDADE SÃO PAULO

Rua do Curtume, 554 – Lapa
CEP: 05065-001
São Paulo / SP
Fone: +55 11 3612-6070

Nossa missão é evoluir a maneira como o mundo gerencia informação, prestando o melhor serviço.

UNIDADE RIBEIRÃO PRETO

Rua Nájla Bitar Jorge, 255 – Jardim Paschoal Innecchi 
CEP: 14078-740 – Ribeirão Preto – SP

LINKS RÁPIDOS

UNIDADE RIO DE JANERO

Rua Mogi Mirim, 128 e 134 – Benfica
CEP: 20911-900
Rio de Janeiro / RJ
Fone : +55 21 3514-3100

SOLUÇÕES

UNIDADE ITUPEVA

Rod. Vice Prefeito Hermenegildo
Tonolli, 2.777 – Galpão II
CEP:13295-000– Itupeva -SP
Fone: +55 11 4496-5880

UNIDADE CURITIBA

Rua Elias Pedro Saade, 17101- Arujá
CEP: 83020-455– São José dos Pinhais – PR
Fone: +55 41 4063-8667

Desenvolvido pela Intelligenzia