RH Digital: Como lidar com equipes híbridas?

RH Digital: Como lidar com equipes híbridas?

Falar no trabalho remoto ou em equipes híbridas deixou de ser uma tendência para o futuro, está acontecendo agora. A pandemia mostrou que, para muitos profissionais, é possível trabalhar à distância sem prejudicar o trabalho.

O RH Digital está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, mas também traz o desafio de gerenciar com eficácia equipes híbridas, com profissionais no escritório apenas parte de sua jornada.

Resumindo, líderes de RH precisam aprender a lidar com um modelo de trabalho no qual os funcionários não estão presos a uma mesa, mas podem trabalhar de onde quiserem. Além disso,  devem entender que alguns funcionários se adaptam melhor que outros a essa modalidade.

Então, como gerenciar equipes híbridas para que todos se sintam incluídos e engajados?

O que considerar na adoção de equipes híbridas

É importante que os profissionais de RH entendam que cada funcionário tem experiências diferentes quando está trabalhando remotamente e no escritório. Para a Forbes, profissionais remotos têm uma experiência mais satisfatória pela flexibilidade e autonomia, contribuindo para aumentar a retenção de talentos.

Entretanto, o relatório da Pew mostra que os funcionários remotos se sentem menos conectados com seus colegas, principalmente profissionais de 18 a 29 anos. Da mesma forma, profissionais com filhos encontram dificuldade para trabalhar sem interrupções.

Portanto, o RH precisa estar preparado para lidar com essas diferenças e também com fatores que impactam qualquer profissional, como idade, sexo, renda e personalidade. Além disso,  precisa lidar com preconceitos e desequilíbrios que possam ocorrer entre trabalhadores remotos e locais que possa prejudicar o trabalho e a integração em uma equipe híbrida.

Mas os desafios vão além e envolvem o compartilhamento de informações para evitar que os funcionários, principalmente os remotos, sintam que estão sendo prejudicados pela distância de suas lideranças.

Outro desafio é como criar uma conexão entre os funcionários e também em como criar uma cultura organizacional que contribua para manter todos satisfeitos e engajados. Cabe ao RH estabelecer atividades que contribuam para a maior integração e conexão entre os funcionários.

Como os líderes podem questionar se o funcionário que trabalha à distância está cumprindo com suas tarefas e horário de trabalho, ou como mensurar seu desempenho? Isso envolve a construção de um ambiente de confiança.

Metas precisam ser definidas de forma igualitária para todos os funcionários, remotos ou locais, e as regras precisam ser as mesmas para todos. Uma estrutura de gestão de desempenho deve ser implementada e os líderes preparados para entender as dificuldades, que são diferentes, enfrentadas por trabalhadores remotos e locais.

E, talvez o ponto mais importante, o RH precisa desenvolver habilidades para que os líderes saibam gerenciar equipes híbridas – inteligência emocional, intuição e outras habilidades pessoais – para que possam antecipar problemas e perceber quando um funcionário está enfrentando dificuldades.

Tecnologia é fundamental

Gerir uma equipe híbrida pode ser mais desafiador que no trabalho remoto. De acordo com a Forbes, a tecnologia necessária para uma experiência híbrida perfeita ainda não existe. Hoje, a tecnologia disponível atende basicamente a uma equipe presencial ou remota, isso exigirá das empresas a adoção de abordagens diferentes, como manter as reuniões por vídeo, mesmo com parte da equipe no escritório.

Da mesma forma, todos os funcionários precisam ter acesso às mesmas ferramentas e documentos não importando onde estão.  São soluções de gestão de projetos, documentos e ferramentas de colaboração que permitam a interação e comunicação entre a equipe.

Como a gestão de documentos contribui para o trabalho de equipes híbridas

Apesar de não ser uma tarefa especifica do RH, à medida que ambientes híbridos de trabalho se tornam mais comuns, soluções de gestão de documentos também se tornam ainda mais necessárias para garantir que os funcionários remotos acessem os documentos e ferramentas que precisam para o trabalho e se sintam satisfeitos e engajados.

Gestão de fluxo de trabalho

Empresas estão tornando seus fluxos de trabalho digitais, isso, obviamente exige que seus documentos também sejam digitalizados e sejam armazenados de forma que possam ser acessados de qualquer lugar, no escritório ou qualquer outro local.

Para o RH, isso significa oferecer aos funcionários as ferramentas para que possam gerenciar de forma autônoma seu ciclo de vida na empresa, como ponto eletrônico, possibilidade de enviar documentos online, realizar solicitações, etc.

Colaboração

O acesso facilitado aos documentos da empresa ajuda  que trabalhadores de equipes híbridas  possam interagir, mantendo a comunicação e o fluxo de trabalho normal.

Continuidade dos negócios

A continuidade dos negócios é fundamental para a adoção do trabalho híbrido e um sistema de gestão de documentos permite que os processos de trabalho sejam realizados normalmente.

Rastreabilidade

A melhor solução de gestão de documentos é aquela que permite que os documentos sejam facilmente encontrados, aumentando a produtividade e a eficiência das equipes ao reduzir o tempo para buscar documentos.

Segurança

O uso de soluções de gestão de documentos torna o armazenamento e acesso mais seguro, garantindo que apenas os funcionários autorizados tenham acesso a documentos específicos.

Equipes híbridas trazem diversos benefícios para trabalhadores e empresas, mas também trazem desafios que precisam ser enfrentados com transparência e equilíbrio.

A automação de processos e a digitalização de documentos são dois fatores que contribuem para construir uma força de trabalho híbrida eficiente. Conheça as soluções oferecidas pela Access e saiba como podemos ajudar sua empresa a gerenciar seus documentos com eficiência.

 

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