Transformação Digital 2.0 – como preparar a sua empresa

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre a transformação dos negócios impulsionada pelo crescimento do uso de tecnologias digitais que contribuem para tornar os processos empresariais mais eficientes. Essa transformação já deixou de ser opcional e se tornou imperativa para garantir o sucesso e sustentabilidade dos negócios e também para preparar a empresa para dar um passo além da simples digitalização de processos e embarcar na transformação digital 2.0. 

Ainda assim, a transformação digital precisa ser vista como propulsora de mudanças mais profundas e complexas dentro de uma empresa e, talvez pela falta dessas mudanças, 70% das iniciativas de transformação digital, de acordo com a McKinsey, falha em atingir seus objetivos.   

E por que essas iniciativas falham? Problemas culturais, principalmente, estão entre as razões. Da mesma forma, se não houver apoio dos escalões mais altos dentro da empresa, dificilmente uma estratégia de transformação digital irá pra frente e esse apoio é fundamental na hora de implementar as mudanças culturais necessárias para a adoção de novas tecnologias. 

E, aí, outro problema é detectado, a vontade de usar todas as tecnologias de uma só vez, sem focar em como elas podem trazer benefícios para a empresa e para os clientes.  Uma estratégia bem desenhada e que realmente foque nas necessidades da empresa é essencial para que uma estratégia de transformação digital seja bem-sucedida. 

 Isso, também, exige contar com talentos que tenham as habilidades necessárias para que a estratégia seja implementada. Acontece que, hoje, além de haver uma grave escassez de talentos no mercado, as próprias empresas não têm ideia de como identificar as habilidades que precisa para que a estratégia siga em frente. 

Darwinismo digital

Esses desafios marcam a entrada na era do darwinismo digital, era em que a tecnologia e a sociedade evoluem de maneira muito mais rápida do que as empresas conseguem se adaptar a essa nova realidade, e quem não se adaptar, corre o sério risco de desaparecer.  

Ou seja, se isso ainda não foi feito, esse é o momento de mapear o estágio de transformação digital que a empresa se encontra e buscar pela inovação necessária para continuar nessa jornada e obter o máximo valor dos investimentos realizados em novas tecnologias, de forma a ajudar a empresa a se manter em crescimento. 

Entretanto, é necessário entender claramente seus processos, definir KPIs e compreender como cada tecnologia pode atender aos requisitos exigidos pela empresa. É o momento em que contar com um parceiro especializado em transformação digital tem papel fundamental para manter tudo nos trilhos. 

Chegou a hora de entrar na segunda fase da transformação digital

Enquanto muitas empresas pararam nos estágios iniciais de suas estratégias de transformação digital, outras estão passos à frente e precisam embarcar na jornada da transformação digital 2.0 para não perderem a relevância conquistada até então. 

 Se a transformação digital 1.0 marcou a modernização da empresa, sua segunda fase implica, de acordo com a Salesforce, em conectar com maior segurança e privacidade os dados de todos os processos digitalizados da empresa e, com isso, ter uma visão 360° de tudo o que acontece com a empresa, com os clientes, fornecedores e parceiros. 

 Ou seja, a transformação digital 2.0 implica no uso de novas tecnologias que aproveitam essas informações para que insights sejam gerados para fortalecer os negócios. E isso torna fundamentar contar com uma solução de gestão de documentos (GED) eficiente, que garanta o acesso fácil a esses dados, afinal, documentos trazem informações e essas informações são fundamentais para a transformação digital. 

 As empresas já perceberam que uma gestão de documentos eficaz permite o acesso a informações por todo o ciclo de vida de um documento e permite a integração desses dados a novas tecnologias, de forma que essas tecnologias extraiam e analisem dados de qualidade e com maior rapidez. 

 É por isso que precisamos falar sobre a adoção de uma solução de gestão de documentos, e a Access pode te ajudar nessa tarefa. Fale com um dos nossos especialistas.

Entre em contato

A Access cuida das suas informações, independente do formato em que estejam

Sede em São Paulo

Rua do Curtume, 554 – Lapa
CEP: 05065-001
São Paulo / SP

Fone: +55 11 3612-6070

Escolha abaixo um assunto e envie sua mensagem para nós:

  • Solicite um orçamento
  • Trabalhe conosco
  • Seja um fornecedor