Transformando uma empresa familiar em multinacional

Transformando uma empresa familiar em multinacional

Conheça os desafios que a Access enfrentou para transformar uma empresa familiar em multinacional.

O roteiro mais comum é o empreendedor criar sua empresa, crescer, consolidá-la para que ela seja vendida a um grupo. Parece simples, mas é necessário precauções, para não comprometer a operação ou trazer impactos ao negócio.

É preciso planejamento e estratégia para que esta transição seja bem feita

Um grande desafio é transpor as diferenças culturais, garantindo que a saída do antigo dono não afete o relacionamento.

Acostumados com o antigo proprietário, os colaboradores ficam receosos, principalmente quando a aquisição é feita por um grande grupo estrangeiro. As pessoas ficam com dúvidas sobre o ambiente de trabalho, rotinas operacionais, demissões e até mesmo o idioma diferente. Para amenizar, é recomendado um plano de comunicação evidenciando as semelhanças entre os dois modelos de gestão.

Depois, já no dia-a-dia da empresa, é hora de iniciar a descentralização da tomada de decisões. Normalmente uma empresa de dono concentra as decisões em sua figura, deixando pouco espaço para a participação dos colaboradores. Uma multinacional, por sua vez, tem por característica delegar funções e empoderar pessoas em determinadas áreas. Assim, há o início de um aprendizado para a tomada de decisões em prol da organização.

Em meio a este movimento, é importante garantir atenção aos clientes já existentes, principalmente aqueles mais ligados ao antigo dono. Mostrando a preocupação dos novos executivos com os contratos vigentes e, principalmente, manter um canal aberto com os parceiros.

Realizar mudanças após uma aquisição não é fácil, mas pode ser o passo que faltava para destaque no mercado. Evite traumas nesse processo, cuide dos principais ativos da organização: o relacionamento e a transparência com seus colaboradores e clientes.

*Access, segunda maior empresa do mundo no segmento de gestão de documentos e informações.

Presente em 46 mercados como nos Estados Unidos, Brasil, Costa Rica, Panamá e Trinidade e Tobago.

Veja o que a Access pode fazer pela sua empresa

Somos o parceiro ideal para a gestão documental

Solicite um orçamento! Access evoluindo a maneira como o mundo gerencia informações, prestando o melhor serviço