Veja tudo o que você precisa saber sobre softwares de RH

Veja tudo o que você precisa saber sobre softwares de RH

softwares de RH

Para uma completa e eficiente transformação digital, é imprescindível manter a competitividade, para que todos os departamentos fiquem alinhados a essa estratégia. Com isso, as relações indivíduo / trabalho / organizações vem passando por grandes mudanças. A tecnologia está presente em todas as etapas desse processo, e inovadores softwares de RH, por exemplo, têm permitido a esse departamento assumir um papel também inovador dentro das organizações.

Anderson Sant´Anna, professor da Fundação Dom Cabral, destaca que “no novo ambiente de negócios é necessário criar contextos que estimulem a manifestação da criatividade e da inovação nas pessoas. E esse é um dos desafios do RH 4.0. Inovar pressupõe ressignificar o atual ou trazer algo de novo a uma dada realidade. Implica, portanto, assumir posições fundamentadas e correr o risco por elas. Significa ter uma causa, mobilizar pessoas em torno dela, negociar e influenciar. Mais que gestores de RH, necessitamos, sobretudo, em tempos de mudanças paradigmáticas, de liderança de pessoas. É ver o que acontece no mundo, no entorno, ouvir pessoas e, sobretudo, escutá-las”.

Mas se o RH estiver “imerso” em papéis, burocracia e tarefas repetitivas, certamente não sobrará tempo para atrair, reter, integrar e propiciar formas criativas e inteligentes de desenvolvimento humano, tarefas que realmente devem ser o principal foco de atuação. E é nesse cenário desafiador que os softwares de RH ajudam o departamento a ganhar relevância estratégica para os negócios.

Benefícios dos softwares de RH

Gestão de pessoas, de informações e processos: esses são os principais alvos dos softwares de RH, capazes de atender a empresas de todos os portes, contribuindo para aumentar a eficiência, reduzir erros, garantir conformidade e gerar mais produtividade.

A chegada do conceito 4.0, que vem transformando a maneira como trabalhamos, também transforma a maneira como as empresas gerenciam suas forças de trabalho. Para atender as demandas do novo digital workplace e atrair e reter talentos capazes de gerar mais valor, as empresas precisam investir em inovadores softwares de RH que ajudem a melhorar a experiência dos funcionários.

Ao automatizar tarefas e gerenciar dados, os softwares de RH economizam tempo e reduzem burocracia. Quando uma equipe de RH tem acesso em tempo real a todas as informações, integradas em um sistema de gestão documental, menor é a possibilidade de erro, de risco de conformidade e, por outro lado, as políticas são aplicadas de forma mais consistente.

A implantação de softwares de RH permite que o time se concentre em tarefas estratégicas, que resultam em melhor planejamento, tomada de decisão mais assertiva e maior satisfação no trabalho.

Como selecionar os softwares de RH mais importantes para a sua empresa

Para cada tipo e porte de empresa, existem modelos de softwares de RH mais adequados a cada realidade. Soluções automatizadas permitem reduzir custos na etapa de recrutamento, identificar talentos, manter a conformidade com a legislação trabalhista (e-Social), implantar programas de treinamento e desenvolvimento, aumentar a produtividade e também organizar documentos e garantir a sua segurança, entre inúmeras outras funcionalidades.

Quando falamos em gestão documental, especialistas da ManpowerGroup, empresa de gestão em RH, destacam que “a eficiência das tarefas é prontamente comprometida pela falta de organização. Pois quando um documento específico não é encontrado com facilidade, os funcionários são tomados pela frustração e o resultado disso pode causar mal-estar no departamento”.

Além disso, também ressaltam que “com as informações deixando de serem físicas e tornando-se digitais, elas estão mais seguras, pois estarão armazenadas nos servidores locais ou remotos da corporação, protegidas por criptografia e senhas. Esse é um recurso altamente seguro que garante o sigilo desses dados. Afinal de contas, se os registros do RH forem acessados por pessoas não autorizadas, isso pode causar grandes problemas dentro da empresa.

“E, por causa dos órgãos fiscalizadores e das auditorias, o RH deve armazenar informações por períodos que podem variar de poucos meses a anos, ou até décadas. Nessa circunstância, o papel pode se deteriorar com o passar do tempo. Enquanto isso, registros digitais salvos no sistema podem ser acessados para sempre, preservando os dados da organização e dos colaboradores”.

Como escolher um provedor de softwares de RH

Você deve selecionar softwares de RH baseado nas suas necessidades atuais e futuras, avaliando:

Quais são seus objetivos – Antes de comprar, entenda quais são as demandas que os novos softwares de RH devem atender. Identifique quais são as deficiências do sistema atual e quais são as melhorias mais indicadas pelos funcionários.

Quais tarefas devem ser automatizadas – Após definir a estratégia macro, identifique as estratégias micro, isto é, quais tarefas devem ser automatizadas em primeiro lugar pelos softwares de RH. O importante é selecionar uma opção capaz de atender as demandas atuais e futuras.

Como selecionar um fornecedor – Você não deve buscar um fornecedor, e sim um parceiro, uma empresa que vá acompanhar a sua curva de aprendizado e de crescimento, e não uma que simplesmente faça a venda e “lave as mãos”.

Ao selecionar os softwares de RH mais indicados para as suas necessidades, sua equipe será capaz de atender a novas demandas e tendências. Sant´Anna destaca que na economia digital “a tendência é cada vez mais ter o indivíduo como uma ‘empresa’, dono de sua carreira e de suas estratégias de desenvolvimento. Ao RH desse futuro caberá, portanto, seu papel essencial: gerir gente, desenvolver lideranças – e não apenas gestores direcionados a alocar recursos a necessidades – assim como cuidar das funções de integração desse amplo universo de pequenas ‘empresas’ dispostas em redes de organizações e confederações de ‘startups’”.